fbpx
acessibilidade

Teatro, dança, circo e presença

Teatro, dança, circo e presença
Por Daniel Toledo

Teatro, dança e circo são linguagens artísticas cuja tradição historicamente se fundamenta na ideia da presença. Já há muitas décadas, entretanto, artistas e coletivos vêm traçando variados caminhos de diálogo entre essas linguagens e o universo audiovisual. Seja a partir de criações autônomas, que se aproximam do documentário, do ensaio ou da ficção, ou ainda de registros de performances presenciais, tais trabalhos mantêm seu foco nas artes cênicas, substituindo a potência da presença compartilhada pela força da fotografia e da montagem.

Criado a partir de um franco diálogo entre recursos do teatro e do cinema, o curta "A mulher que eu era" se apresenta como uma ficção sobre os modelos de comportamento feminino, o peso do casamento e da vida doméstica, apontando caminhos para a superação desses modelos. Encenada em um palco nu, no qual sobressaem a potência das atuações e do texto de Cidinha da Silva, a obra "O peso nas costas da minha mãe" também se volta à vida doméstica das mulheres, chamando atenção ao peso da violência social sobre a maternidade negra.

Propondo uma discussão sobre escuta, escrita e ancestralidade, "Corpo sereno" nos convida ao universo particular de uma artista em meio às múltiplas vozes presentes em seu processo de criação. "Ao teatro" combina elementos narrativos, dramáticos e performativos em um jogo dramatúrgico estabelecido entre atriz, personagem, palco, cidade, tempo e percepção. O curta "Matinta", por outro lado, oferece imagens de um Brasil amazônico em que uma lenda tradicional ganha novos sentidos e visualidades.

Realizadas com recursos mínimos, as videodanças "Janela" e "Brejinho" trazem para dentro de casa elementos característicos de danças urbanas, afirmando a potência poética de noites escuras e chuvosas. A partir de enquadramentos marcantes e um fluxo contínuo de movimento, "Preenchimento de quina" e "Eu não moro mais em mim" nos convocam a observar fluxos contínuos e movimentos mínimos, dando tempo para que, de cada imagem, surjam múltiplas camadas de sentido.

Ainda no campo da dança, "Partida" provoca nosso olhar sobre os corpos masculinos que vemos na cidade, deslocando a praças e viadutos passos bem marcados de danças de salão. Com humor e irreverência, "A arte do passinho" nos convida a um passeio surpreendente pelas periferias de Viçosa. Ruas e terreiros também serve como cenário ao vídeo "Mandinga e Stance: um diálogo entre a capoeira e as danças urbanas", no qual presente e passado se encontram a partir de rimas, passos e gestos que propõem a reescrita da história. Em "Latitude-zero" e "Ca fé", diferentes ritmos são experimentados para ressignificar corpos, gestos e paisagens.

Elementos do circo se fazem presentes em "O vendedor de balões", que se apropria de elementos do cinema mudo e da palhaçaria para elaborar uma reflexão sobre o racismo direcionada a públicos de todas as idades. No vídeo "Aroní – Colchão feito de histórias", acompanhamos as aventuras de um colchão-palhaço que parece perdido em um terreno baldio. "Divina mãe", por sua vez, traz um convite ao próprio espaço-acontecimento do circo, onde testemunhamos uma performance de trapézio que ganha densidade a partir do diálogo com a música e a palavra cantada. Por fim, "Massa humana" e "Raul in concert" nos oferecem diferentes caminhos para perceber também a música como performance cênica e repleta de dramaturgia.

MAPA ARTES CÊNICAS 2023 (19 videos)

Andradas

"O vendedor de balões", Andréia Ribeiro

Belo Horizonte
"A mulher que eu era", Karen Suzan
"O peso nas costas de minha mãe", Coletiva Preta de Teatro

"Ao teatro", Rita Clemente
"Janela", Vic Alves

"Preenchimento de quina", Débora Roots

"Partida", Samuel Samways

"Latitude-zero", Ygor Gohan

Contagem

"Raul in concert", Breno Bartolomeu

Itabira

"A arte do passinho", Sávio Caetano

Lambari
"Corpo sereno", Tamires Francisco

Ouro Preto

"Massa humana", Julliano Mendes

Poços de Caldas

"Matinta", Évila dos Anjos

Ribeirão das Neves

"Aroní - Colchão feito de histórias", Kelvin Chaves

"Divina mãe", Rodriks Arte

Sabará
"Eu não moro mais em mim", Massuelen

Santa Luzia

"Brejinho", Bottas Kacomas

"Mandinga e Stance: um diálogo entre a capoeira e as danças urbanas", Joel Popper

Viçosa

"Ca fé", Sthefany Reis

 

Veja também

Prosa, poesia, oralidade, patrimônio e memória

terça-feira, 23 janeiro 2024, às 14:48

Palco, rua, estúdio, videoclipe

quarta-feira, 17 janeiro 2024, às 09:01

Ficção, documentário, ensaio, animação

quarta-feira, 10 janeiro 2024, às 09:29

Corpo, imagem, paisagem, videoarte

quarta-feira, 20 dezembro 2023, às 16:57

Araxá recebe o Festival Saberes e Sabores

sexta-feira, 10 novembro 2023, às 12:05

Território em expansão

segunda-feira, 6 novembro 2023, às 14:30
Pular para o conteúdo