fbpx
acessibilidade

Samba Queixinho oferece oficinas gratuitas de percussão e dança

26 de outubro de 2022
|
5m
|

O bloco de carnaval Samba Queixinho está oferecendo oficinas gratuitas de percussão que preparam os foliões para diversas apresentações ao longo do ano e também para o Carnaval. As aulas acontecem todas as terças-feiras, às 19 horas, no Espaço Cultural Samba Queixinho, sede do bloco, no prédio onde funcionava o saudoso Cine Odeon (Avenida Contorno 1.328, bairro Floresta, BH). Os interessados devem se inscrever no link que está disponível na bio do Instagram do Samba Queixinho.


E nos dias 29 de outubro e 5 e 12 de novembro o Samba Queixinho oferecerá oficina de dança com a bailarina Dayanne Amaral, do Grupo Corpo. Para participar, não é necessário ter conhecimento e nem técnica em dança e podem participar pessoas acima de 16 anos. O objetivo das aulas é usar a dança como ferramenta para aliviar o estresse e a ansiedade.


Outras atividades


Em breve, também serão realizadas oficinas de MCs, musicoterapia e mídias sociais para trans e travestis.


E uma vez por mês, importantes personalidades das mais diferentes áreas da cultura serão convidadas para ministrar palestras relacionados às suas atividades culturais, seguidas de bate-papo com o público. Para o mês que vem, já está prevista a pintura de um painel no Espaço Cultural.


“Pretendemos consolidar e ampliar a atuação do Espaço Cultural Samba Queixinho através da execução de uma programação com atividades regulares ao longo do ano, com apresentações musicais, oficinas, palestras, rodas de conversa e exposições”, explica Tamira Abreu, produtora cultural e uma das idealizadoras do projeto.


Os recursos vêm do patrocínio da Cemig via Lei estadual de Incentivo à Cultura.


Samba Queixinho


O Unidos do Samba Queixinho surgiu em 2009 acompanhando o movimento cultural e espontâneo de reflorescimento do carnaval de rua de Belo Horizonte junto com vários blocos formados por artistas, produtores culturais, jornalistas, ativistas e, sobretudo, pessoas da cidade que não tinham nenhuma ligação com o fazer artístico.


Sua proposta, além de levar alegria e diversão para as ruas de BH no Carnaval, é fomentar a formação musical de pessoas interessadas em música percussiva, para que possam atuar como multiplicadores da expressão da cultura popular brasileira. A bateria é composta por surdos, repiques, caixas, tamborins e chocalhos que executam “bossas e chamadas”, ritmos percussivos autorais e que dão estilo e identidade às apresentações. 


O Samba Queixinho durante muitos anos desenvolveu suas atividades no Barracão do Queixinho no bairro Carlos Prates. No espaço eram realizados ensaios do bloco, oficinas musicais e diversas apresentações artísticas, entre outros eventos culturais.


Desde o início de 2020 o Samba do Queixinho mudou sua sede para o espaço onde abrigava o antigo Cine Odeon no bairro Floresta, e ampliou suas atividades com a proposta de consolidar o Espaço Samba Queixinho como um espaço cultural ativo da cidade.


Oficinas de percussão Samba Queixinho: Terças-feiras, às 19h


Oficina de dança: dias 29 de outubro e 5 e 12 de novembro, gratuito


Informações: Tamira Abreu – 31 99921-7542 ou pelo instragram


Endereço: Avenida Contorno 1.328, bairro Floresta, BH





Assista o vídeo






Conheça todas as áreas culturais.








Áreas culturais


compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo