Com patrocínio da Cemig, a iniciativa integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, programa realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Os selecionados produzirão murais com acompanhamento de profissionais de destaque da arte urbana. As inscrições poderão ser feitas de 18 de maio a 6 de junho.
Mais cor e mais arte para as paisagens das nove regionais de Belo Horizonte. A capital mineira recebe a primeira edição do Arte em Cores, iniciativa de valorização da arte urbana. O projeto irá selecionar propostas apresentadas por artistas e/ou coletivos artísticos para realização de murais, a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem, entre outras. Com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Arte em Cores BH une forças com o Circuito Municipal de Cultura e integra a grade de atividades do programa realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. O regulamento está disponível no Instagram do projeto @arteemcoresbh, e as inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 de maio e 6 de junho.
“Com esta chamada, queremos dar visibilidade ao trabalho de jovens talentos e artistas já reconhecidos de todas as regionais de Belo Horizonte, contribuindo, por meio das obras, para transformar as diversas paisagens urbanas que temos na cidade, com cores e com a criatividade dos artistas daqui”, comenta o coordenador do projeto, Gilberto Scarpa.
Colorir e transformar a paisagem da cidade
Com a missão de fomentar a arte por toda a cidade, o projeto visa descentralizar a produção artística, ativando diversos espaços expositivos em todas as regionais de Belo Horizonte. Também a capacitação de artistas visuais é uma missão do Arte em Cores, que promove espaços para a troca de conhecimentos e experiências, como aulas on-line sobre arte urbana, técnicas e suportes e mentoria para a produção de obra autoral. O acompanhamento da produção dos selecionados será realizado por profissionais reconhecidos do campo das artes urbanas, como Davi DMS, Fhero e Lidia Viber.
Ao longo das etapas do projeto, mais de R$ 57 mil serão destinados como pagamento para os participantes e ajuda de custo para realização das obras.
Inscrições
O Arte em Cores BH está aberto para receber inscrições de artistas e coletivos artísticos iniciantes e também de realizadores com carreiras mais consolidadas. Os proponentes deverão ser residentes de Belo Horizonte e ter alguma experiência em artes visuais, pintura, desenho, arte urbana ou expressões afins. Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário de inscrição on-line disponível no Instagram do projeto @arteemcoresbh, entre os dias 18 de maio e 6 de junho. No dia 13 de junho, serão divulgados os artistas selecionados para a primeira etapa de produção dos murais; os 27 selecionados terão o prazo de sete dias para enviar os documentos que validam sua participação — comprovante de residência, foto do local que receberá a obra, com o respectivo endereço e autorização do proprietário do espaço para intervenção artística; além do esboço ou croqui da arte que será executada. A obra deverá ser inédita e incorporar elementos da arte de rua, tais como grafite, colagem, estêncil, lambe-lambe, muralismo, dentre outros. Cada artista poderá se inscrever com apenas uma obra de sua própria autoria e inédita. Podem se inscrever artistas individuais ou coletivos.
A seleção será realizada por uma comissão formada por sete membros que adotarão como critérios a relevância artística, a criatividade e a originalidade. Também a localização da obra será levada em consideração a partir da relevância histórica e social do local escolhido, da circulação e visibilidade, dos espaços de revitalização urbana e demais aspectos que poderão ser apresentados pelos artistas durante a inscrição. O projeto busca contar com pelo menos 60% de artistas do gênero feminino.
Produção de mural coletivo
A seleção de artistas contará com duas fases. Na primeira, serão selecionados 27 artistas, sendo três de cada uma das nove regionais de Belo Horizonte. Cada um vai produzir uma obra na sua regional, fortalecendo a conexão do artista com seu território.
A partir dos trabalhos produzidos na primeira etapa, nove artistas serão escolhidos pelo júri, sendo um de cada regional. Os selecionados participarão da criação coletiva de um painel artístico, a ser produzido sob acompanhamento de profissionais convidados, na região central da cidade. O registro audiovisual de todas as obras ficará disponível na galeria virtual do Arte em Cores BH, espaço para ampla divulgação das obras realizadas e portfólio para os artistas.
O projeto Arte em Cores é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, idealizado pelo Instituto Vivas e realizado pelo Instituto Odeon, Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e Governo de Minas Gerais.
Arte por toda a cidade
O Arte em Cores BH é um desdobramento da iniciativa que já realizou duas edições nos estados do Pará e do Maranhão, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto se dedica à valorização das diversas expressões artísticas difundidas nas ruas, como grafite, estêncil e colagem. Seus múltiplos efeitos podem transformar a vida de pessoas e de comunidades inteiras, redesenhar as paisagens das cidades, desenvolver habilidades e talentos e promover a inclusão social. Em Belo Horizonte, o projeto estimula a descentralização da arte urbana, levando novas intervenções artísticas para todas as nove regionais da capital.