fbpx
acessibilidade

Ponto de partida volta aos palcos com espetáculo inspirado na obra de Aldir Blanc

23 de junho de 2022
|
5m
|
Grupo Ponto de Partida

Após dois anos sem apresentações presenciais, devido à pandemia da Covid-19, a companhia teatral de Barbacena Ponto de Partida volta aos palcos com um espetáculo inédito e de dramaturgia própria, criado a partir de uma intensa pesquisa de letras de música e crônicas de Aldir Blanc. Dessa visita aos versos de Blanc, nasce ‘Na corda bamba de sombrinha’.


A peça retrata uma época e um comportamento, passando pelos anos de chumbo da ditadura militar e dialogando com os tempos atuais, alertando para a urgência de construir um futuro mais justo.


Com direção de Regina Bertola, cenários e figurinos de Alexandre Rousset e Tereza Bruzzi, iluminação de Rony Rodrigues, sonoplastia de Pitágoras Silveira e direção musical de Pablo Bertola, os atores Ciro Belluci, Lido Loschi, Renato Neves e Ronaldo Pereira encenam um espetáculo denso e divertido, com irreverência, humor, poesia e dramaticidade que marcam a obra de um dos maiores letristas da música popular brasileira, Aldir Blanc.


O Grupo


Há 42 anos, um grupo de artistas de Barbacena fundou o Ponto de Partida. Regina Bertola, Ivanée Bertola, Lourdes Araújo e Ana Alice Souza decidiram que “não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província”. E assim foi. O grupo de teatro rompeu as fronteiras, e sua primeira montagem, a “Arca de Noé”, foi apresentada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e foi também a primeira peça infantil exibida naquele teatro.


De lá pra cá, o grupo montou mais de 30 espetáculos e lista centenas de apresentações no currículo. Acumulou diversos prêmios expressivos em âmbitos estadual, nacional e internacional. O grande diferencial do Ponto de Partida é que a montagem dos espetáculos estabelece uma ligação direta com autores brasileiros e já trabalhou com figuras referenciais da cultura brasileira como Milton Nascimento, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Paulo Gracindo, Jorge Amado, Manoel de Barros, Álvaro Apocalypse, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós, Dori Caymmi e outros.


Em 2014, o grupo criou a sua sede, a Estação Ponto de Partida, no conjunto arquitetônico que abrigou a Sericícola, segunda fábrica de seda do Brasil. Ali está instalada a Bituca, uma escola de música, onde os mestres são músicos de sucesso e os cursos são inteiramente gratuitos. Hoje, o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 323 pessoas que se dividem e se somam em suas diversas atividades e projetos. 


Assista o vídeo




compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo