A plataforma Energia da Cultura, desenvolvida pela Casa na Árvore Produções e pelo IBEX, com patrocínio da Cemig e viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura tem o prazer de anunciar a primeira edição do "Prêmio da Música Energia da Cultura", uma iniciativa destinada a impulsionar e celebrar a produção musical de artistas de Minas Gerais.
De acordo com André Hallak, diretor da Casa na Árvore Produções e um dos idealizadores do projeto, “o objetivo central do prêmio é registrar em qualidade cinematográfica e promover músicas autorais e originais, reconhecendo e premiando artistas que representem a efervescência cultural do estado. Através de outros editais do Energia da Cultura já premiamos e divulgamos o trabalho de 160 artistas de todo o território mineiro e de diversas linguagens artísticas, mas vimos agora a necessidade de destacar trajetórias e trabalhos musicais muito criativos. ”
Podem participar do processo de seleção artistas, grupos e coletivos musicais residentes em Minas Gerais, com até 5 integrantes, todos maiores de 18 anos e o estilo musical é livre. É obrigatório o envio de 04 composições autorais, podendo ser instrumental ou cantada, desde que em português.
As inscrições são gratuitas e exclusivas aqui no site, e estão abertas a partir de hoje, 30/11/2023, até às 23h59 do dia 15/12/2023.
Uma comissão de curadores, composta por profissionais renomados do mercado musical e audiovisual, será responsável pela avaliação das propostas, considerando critérios como originalidade, interpretação, arranjo, relevância artística, engajamento com o público e alinhamento com os valores do Projeto Energia da Cultura.
Serão selecionados 08 artistas ou grupos/bandas/coletivos que receberão como prêmio a filmagem profissional em qualidade cinematográfica e a mixagem/masterização das quatro músicas apresentadas na inscrição. As gravações estão programadas para acontecer em Belo Horizonte, no Estúdio Engenho, de 12 a 20 de janeiro de 2024. Além disso, cada vencedor receberá um cachê de R$6.000,00.
Para Carina Bismarck, diretora do IBEX e também idealizadora do projeto, “a 1ª edição do Prêmio da Música Energia da Cultura representa uma oportunidade especial para os talentos musicais mineiros elevarem suas produções a novos patamares. Buscamos com esse prêmio dar subsídios audiovisuais de alta qualidade técnica, reunindo uma equipe superpremiada para realizar os clipes musicais e a mixagem das 04 faixas inscritas. Teremos os diretores Daniel Veloso (Sabotage Filmes) e Túlio Cipó (Babilonya Film) cuidando das imagens e André Cabelo (Estúdio Engenho e ganhador do Grammy Latino) responsável pela mixagem das faixas. É um prêmio e tanto para quem ganhar, pois teremos um cuidado primoroso com as obras”, encerra Carina.
Para mais informações, regulamento e inscrições, acesse o edital.
Energia da Cultura
O projeto Energia da Cultura surgiu em 2021, com o propósito de ser uma plataforma para a divulgação e fomento das artes em meio digital. Patrocinado pela Cemig e aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto tem como objetivo ser um catalisador para a democratização cultural e visa derrubar e transcender fronteiras, sendo assim um palco digital onde expressões artísticas, costumes e valores convergem. Por meio de uma sinergia entre tecnologia e criatividade, buscamos amplificar vozes, conectando artistas e público de maneira significativa. Nossa plataforma não apenas lança luz sobre os talentos mineiros, como também abre caminhos para a diversidade cultural e a efervescência artística, proporcionando uma jornada colaborativa e acessível.
A última convocatória, Energia da Cultura: Iluminando talentos, realizada entre junho e julho deste ano, recebeu mais de mil inscrições de todo o estado, em diversas categorias artísticas. A participação de diferentes grupos étnicos foi abrangente, com inscrições de artistas indígenas, brancos, pretos e pardos, o que reflete a diversidade no processo seletivo e o acolhimento a todas as identidades culturais presentes na sociedade. Da mesma forma, houve uma ampla representação de gêneros nas inscrições, com participação de mulheres e homens cis, trans, travestis e pessoas não binárias. Todas as categorias propostas receberam inscrições, da literatura ao patrimônio histórico, passando pela música e pelas artes cênicas. A categoria musical foi a que teve o maior número de inscritos, totalizando 474 obras, das quais 23 foram selecionadas. No total, cem obras foram selecionadas e podem ser conferidas aqui no site.
Serviço:
1º PRÊMIO DA MÚSICA ENERGIA DA CULTURA 2024
Inscrições: gratuitas e online no site www.energiadacultura.com.br
Abertura: 30 de novembro de 2023
Encerramento: 15 de dezembro de 2023
Instagram: @energiadacultura
Realização: Casa na Árvore Produções e IBEX
Patrocínio: Cemig
Projeto viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Informações para a imprensa:
Mariana Martins – (31) 99131-7347 / comunicacao@energiadacultura.com.br