fbpx
acessibilidade

Iluminação natalina de 2022 é inaugurada na Praça da Liberdade

6 de dezembro de 2022
|
5m
|
Foto: Cristiano Machado/Agência Minas

A tradicional decoração de Natal da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi inaugurada na noite desta sexta-feira (2/12), data em que também foram celebrados os 302 anos de Minas Gerais. Em 2022, o tema da iluminação é “Natal da Mineiridade”, com cores e luzes que retratam as tradições e costumes que, além da capital mineira, vão enfeitar mais de 200 cidades do estado. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Cemig.


Com roteiro assinado por Márcio Borges e direção artística de João Corsino (Joca), o natural clima de confraternização e calor humano será potencialmente realçado, ao ser estimulado pela exposição de nossa mineiridade, já caracterizada pela qualidade de povo hospitaleiro e amistoso com a qual o mineiro é nacionalmente conhecido. Os motivos natalinos, enfeites, luzes, guirlandas, imagens, estrelinhas, anjinhos, árvores de natal, estão distribuídos em toda a extensão da Praça. Mais uma vez com a concepção e direção geral da produtora cultural Danusa Carvalho, da Casulo Cultura, o festival de luzes na praça, que faz parte da programação do Natal da Mineiridade dá início às comemorações natalinas do estado, com atividades culturais e iluminação que extrapolam os contornos da Praça da Liberdade, na capital, criando um circuito que vai iluminar e decorar mais de 200 municípios mineiros.


Todas as artes do “Natal da Mineiridade” em Belo Horizonte foram desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos ao contorno do Circuito Liberdade.


Em seus mais de 37 mil m2, a Praça da Liberdade conta com um túnel de triângulos vermelhos iluminados, que leva a um grande tonel de cachaça, representado em uma das fontes da praça. Dali, o público pode caminhar até a representação de um grande milharal de tubos led. Os visitantes da praça também vão contemplar uma enorme Árvore de Natal, um presépio em tamanho real, além da Casa do Papai Noel, totalmente instagramável e com a presença do Bom Velhinho em determinados dias. De lá, as pessoas se deparam com um corredor de LED em várias cores, que leva ao coreto da Praça da Liberdade, todo envolto por luzes e piso também iluminado. Na Alameda da Travessia, quem visitar a Praça da Liberdade vai se surpreender com instalações iluminadas que remetem à uma igreja histórica e ao Divino Espírito Santo, além das representações curvas das montanhas de Minas e estrelas natalinas.


Entre os dias 19 e 23 de dezembro, além das luzes de Natal, o festival Luzes da Liberdade receberá uma agenda de apresentações de corais da cidade, no "prédio verde", sede do Iepha, sempre a partir das 20h.


O festival Luzes da Liberdade é uma produção da Casulo Cultura, com patrocínio da Cemig por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e integra o Natal Cultural Cemig 70 anos. O projeto conta ainda com a parceria do CDL-BH e Iepha. O espetáculo de luzes poderá ser visto diariamente a partir das 18h.


 Programação de apresentações dos Corais:


19/12 - SEG
20h | IEPHA | Apresentação do Coral da Igreja Batista da Lagoinha


20/12 - TER
20h | IEPHA | Apresentação do Coral Back to Black


21/12 - QUA
20h| IEPHA | Apresentação do Coral Soul de Deus


22/12 - QUI
20h | IEPHA | Coral da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte


23/12 - SEX
20hs | IEPHA |  Warley Henrique (choro natalino)


compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo