Criado pelo Grupo Galpão em 1998, o Galpão Cine Horto, localizado na regional leste de BH, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro.
Desde sua inauguração, o Galpão Cine Horto vem abrigando espetáculos, cursos livres, seminários e diversas oficinas formativas de grande importância para a cidade, o Estado de Minas Gerais e para o país. Instalado em um antigo cinema, abriga um teatro de 200 lugares, sala de cinema e salas de aula. Ao longo desses quase 25 anos de atuação, aproximadamente 510 mil espectadores em todo estado de Minas Gerais tiveram a oportunidade de conferir mais de 210 edições dos diversos projetos realizados pelo Galpão Cine Horto, que envolveram, em sua produção, mais de cinco mil artistas, técnicos e produtores, do Brasil e do exterior.
Dentre as inúmeras ações que o Galpão Cine Horto realiza, destaca-se o Festival Cenas Curtas, que está em sua 23ª edição. De acordo com o coordenador de planejamento do GSH, Davds Lacerda, o festival tem como objetivo fomentar e provocar a pesquisa de criação teatral como também a linguagem do teatro/audiovisual, impulsionada pelo contexto da pandemia entre isolamento e retorno às atividades presenciais. “ Anualmente, é aberto um edital e, a partir dele, são selecionadas propostas de cenas curtas de todo o país. No momento, estamos em fase de produção da próxima edição, que será realizada ainda este mês”. Os eventos acontecem a partir do dia 29 de agosto com o Festival Cenas Curtas Online. Entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro, Festival Cenas Curtas de Palco + Rolês. No dia 04 de setembro, o Festival Cenas Curtas de Rua + Festa!, e para fechar, no dia 06 de setembro serão divulgadas as Cenas Vencedoras.
Outro destaque é o Som&Fúria, que tem como foco a música autoral. Desde 2019, o GCH intensificou o diálogo e as parcerias com a cena musical, através do lançamento do projeto que posiciona o Galpão Cine Horto como espaço de encontro de cantores, compositores, instrumentistas, técnicos e pesquisadores com o público da cena musical mineira e belohorizontina. Para esta edição, as inscrições se encerraram em julho. O resultado da seleção está previsto para o dia 08 de agosto e as apresentações acontecerão em novembro deste ano.
Em 2005, o GCH passa a contar também com o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT). O espaço é a primeira unidade de informação especializada em teatro em Minas Gerais. O CPTM armazena, organiza e disponibiliza um acervo bibliográfico, audiovisual e iconográfico composto por cerca de 6.000 títulos. Para isso, conta com uma equipe composta por cinco funcionários e recebe cerca de 130 usuários por mês. O espaço, que dispõe de sala de estudos, equipamentos multimídia e computadores conectados à internet, abriga também o Centro de Documentação (Cedoc) do Grupo Galpão, onde são tratadas e armazenadas as peças gráficas, clippings e toda a memória do Grupo Galpão e Galpão Cine Horto.
Fique de olho na nossa agenda cultural para saber da programação do Galpão Cine Horto.