fbpx
acessibilidade

Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz completa 20 anos

27 de julho de 2022
|
5m
|
Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz

Ouro Preto será palco mais uma vez do Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto - Tudo é Jazz no período de 31 de julho a 07 de agosto e conta com oferecimento da Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço. Neste ano da edição comemorativa dos seus 20 anos, oevento fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra.


Segundo o diretor-geral do festival, Rud Carvalho, o Tudo é Jazz é considerado um dos maiores festivais de jazz do país, pioneiro em Minas Gerais neste gênero musical e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat.


“O evento reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo”, comenta Rud. “O urbano, o clássico e o contemporâneo se encontram neste espaço marcado pela pluralidade sonora onde o jazz é o fio condutor”, resume o pianista, compositor e curador do Tudo é Jazz, Tulio Mourão.


Há mais de três décadas em Minas Gerais, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, patrocinou a primeira edição do festival, ainda em 2002. “Voltamos nessa edição especial do Tudo é Jazz, celebrando a trajetória do gênero musical no Estado e proporcionando à sociedade mineira a oportunidade de apreciar música de altíssima qualidade”, destaca Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau. “Pela primeira vez, o festival saiu da sua cidade natal de Ouro Preto para levar oficinas, shows e conhecimento para outros municípios mineiros, onde a Gerdau mantém suas operações”, completa, ao comentar que nesta edição comemorativa de duas décadas, o Tudo é Jazz chegou também a Ouro Branco, Congonhas e Itabirito, além de Belo Horizonte.


TRIBUTO A FRANK SINATRA


Segundo o curador do Tudo é Jazz, Túlio Mourão, o tributo a Frank Sinatra, que acontecerá no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 22 horas, na Praça Tiradentes, estava nos planos de Maria Alice Martins e, como não foi possível concretizá-lo em vida, será realizado nesta edição comemorativa de vinte anos, com entusiasmado aval de Dona Terezinha, mãe de Maria Alice e grande fã do cantor.


“Além da bela homenagem à Maria Alice, Frank Sinatra é uma referência musical, à altura de um momento tão único para o Festival Tudo é Jazz, que é a celebração de seus vinte anos. A verdade é que Frank Sinatra é um coringa no seleto e festejado mundo da música americana e guarda especial importância graças ao seu duplo perfil de cantor e ator de sucesso. Perfil que lhe rende o crédito de ter dilatado significativamente o público do jazz, rompendo barreiras de classes sociais, gerações e etnias, tanto nos Estados Unidos quanto mundo afora”, ressalta Mourão, responsável também pela direção geral do tributo.


O destaque desse tributo será a possibilidade de eternizar as belas canções de Frank Sinatra pelos intérpretes mineiros Wilson Sideral e Carla Sceno, que contarão com arranjos da Orquestra Jazz Big Band (SP), sob regência de Mario Tirolli, que traduzem a sofisticação, o romantismo e o imbatível glamour dos anos 40, recriando algo da atmosfera das grandes “Big Bands”. A homenagem conta com o apoio da Associação dos Artistas.


ATRAÇÕES INTERNACIONAIS


Dentre as atrações internacionais destacam-se Madeleine Pieroux (EUA), no dia 05 de agosto (sexta-feira), às 23h30, e Hugo Fattoruso e Quinteto Barrio Sur (Uruguai), no dia seguinte, às 21h30, ambos na Praça Tiradentes.


SHOWS NACIONAIS


A cantora sino-brasileira nascida em Brasília, Chon Tai, e o violonista e compositor Renato Saldanha se unem no show Sophisticated Lady, no dia 04 de agosto (quinta-feira), às 21 horas, no restaurante O Passo Pizza Jazz, para um tributo à parceria de Ella Fitzgerald e o guitarrista Joe Pass, nos anos 70. Este é um convite para relembrar as grandes composições da era do ouro do jazz, como Georgia on My Mind e Got You Under My Skin.


Já no sábado, dia 06, às 23 horas, na Praça Tiradentes, será a vez de Ana Cañas entoar releituras recheadas de emoção e visceralidade de canções de Belchior.


Ainda no roteiro musical do Tudo é Jazz, variados artistas levarão ao público espetáculos de rara beleza, emoção e alegria. (Veja programação completa abaixo)


EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS


A exposição Tudo é Jazz - 20 anos celebra o projeto vitorioso que tem orgulho em compartilhar belas imagens, captadas pelo fotógrafo Eduardo Trópia, que registram e reafirmam o vigor, a diversidade e significado do festival que está em sua vigésima edição.


A mostra, que contará com painéis suspensos e exibição de vídeos com trechos das edições do Festival, será exibida na Casa dos Contos, do dia 4 até dia 21 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 19h; e aos domingos, das 10h às 14h.


RODAS DE CONVERSA E OFICINAS


Os mestres ferreiros Diego Fernandez e Marcos Cecéu terão presença marcante na programação de Ouro Preto em quatro momentos no dia 31 de julho (sábado), na Casa de Cultura Negra: roda de conversa (14 horas), oficina de forja de tambores a partir do ferro (15 horas) e aula de percussão e tambores (16 horas), além do show SambaPretoChoroJazZ (17 horas).


A Oficina de Forja de tambores a partir do ferro e a aula de percussão e tambores vão oferecer a experiência dos Worksongs e dos Vissungos, através dos ritmos no Tambor e do trabalho do ferro na Forja.


Às 17 horas, também na Casa de Cultura Negra, será a vez do SambaPretoChoroJazZ. O conjunto reúne alunos da Escola de Música Samba Preto Choro Jazz, de Ouro Preto, tocando instrumentos construídos pelos próprios estudantes, fazendo um som extremamente original.


O renomado estilista Ronaldo Fraga também estará em Ouro Preto no dia 31 de julho, para ministrar a palestra “Conexão sobre o conceito da música projetada na moda e artesanato”, que acontecerá no auditório da Casa de Gonzaga.


Já nos dias 01 e 32 de julho (segunda e quarta-feira), sempre às 19 horas, na Casa de Gonzaga, profissionais da SENAC ministrarão oficinas gratuitas focadas no turismo.


No dia 01 (segunda-feira), os participantes terão a oportunidade de receber informações sobre posicionamento e imagem pessoal que transmite credibilidade, confiança e seriedade para empregabilidade na oficina de Marketing Pessoal, a ser ministrada pelo facilitador do Senac, Gerson de Alberto de Paula.


E no dia 03 (quarta-feira) será a vez dos interessados assimilarem informações sobre o setor turístico e estratégias de retenção de clientes, design, branding, gestão, inovação, tecnologia, investimento e leis e normas de inovação. A oficina Inovação no Turismo será conduzida pelo facilitador do Senac, Felipe Reginaldo de Assunção.


Para participar das oficinas gratuitas é necessária a inscrição prévia, que devem ser feitas pelo email: tudoejazzoficinas@gmail.com ou pelo Whatsapp: 31- 99793-5254. No entanto, se tiver vagas, mesmo sem a inscrição, o interessado poderá participar.


Acesse a programação completa no site www.tudoejazz.com


Instagram: @tudoejazz


 

compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo