fbpx
acessibilidade

Exposição na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, inaugura as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil

8 de setembro de 2022
|
5m
|
Exposição “Já Raiou a Liberdade”

200 anos se passaram desde a Independência do Brasil. No coração das Minas Gerais, renovam-se os ideais de liberdade, e para comemorar, a mostra “Já Raiou a Liberdade” abriu as portas para o público na noite do dia 2 de setembro, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. A exposição, que fica na antiga Vila Rica até o dia 18 deste mês, seguirá em itinerância pelo interior do Estado, passando por Santa Bárbara, Nova Lima, Caeté e Sabará. 


A mostra, que acontece em um domo - uma estrutura cenográfica montada no centro desta Praça - leva o público a uma viagem audiovisual, a partir de Minas Gerais, pelos principais acontecimentos que culminaram no Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, e suas consequências, desde então, para formação da civilização nacional.


Após Ouro Preto, o projeto seguirá com exposição em Santa Bárbara, Nova Lima, Caeté, até chegar a Sabará. Por meio de uma experiência imersiva, o visitante será levado a pontos marcantes e fundamentais para todo o processo de transformação da colônia em um Império independente sendo norteada pelos eixos temáticos: “O sonho da liberdade”; “O Brasil vira reino”; “O Príncipe Regente”; “Brava gente brasileira”; “As lutas pela independência no Norte”; e “As tramas da Soberania”. 


O projeto é uma realização da Aurum Produção e Eventos, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da AngloGold Ashanti e Copasa e apoioda Fundação Clóvis Salgado, Polícia Militar de Minas Gerais e das prefeituras envolvidas.  


O apoio à Exposição “Já Raiou a Liberdade” concedido pela Fundação Clóvis Salgado é parte do projeto da instituição que busca a interiorização do Palácio das Artes. Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Clóvis Salgado, afirmou que “a Fundação precisa sair do seu lugar e conhecer a força do interior de Minas e a exposição é uma oportunidade de revisitarmos a nossa história e nossas lutas, passando pelos diversos sentidos que envolvem a palavra liberdade”. 


Além da exposição, “Já Raiou a Liberdade” também desenvolve um Programa Educativo, direcionado aos estudantes das redes municipal e estadual das cidades contempladas. A proposta, que já está em andamento, conta com atividades lúdicas que correspondem às particularidades de cada faixa etária. 


“Já estamos trabalhando nesta exposição há 4 anos. Nosso desafio era trazer uma estrutura moderna e atraente que pudesse ser adaptada para a realidade de várias cidades. Nosso objetivo é fazer de Minas Gerais protagonista nesse processo, além de trazer um Programa Educativo que desperta nas crianças e adolescentes um outro olhar para a nossa história, nossos direitos e lutas. Após Minas Gerais, pretendemos levar o projeto para outros estados”, explicou Edineia Araújo, idealizadora do projeto.


compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo