fbpx
acessibilidade

Espaço do Conhecimento UFMG conjuga cultura, ciência e arte

24 de agosto de 2022
|
5m
|
Espaço do Conhecimento UFMG

Integrando o Circuito Liberdade, considerado hoje o maior complexo cultural do país, o Espaço do Conhecimento UFMG, tem por missão não só a difusão do conhecimento científico, mas também a produção de diversos saberes, trabalhando no sentido de propor linguagens que combinam, inovam e fruem conteúdos, de forma lúdica. Foi inaugurado em 21 de março de 2010, completando 12 anos de funcionamento em 2022.


Desde sua inauguração, o museu recebeu mais de 540 mil visitantes. Conta com uma exposição de longa duração intitulada Demasiado Humano e já apresentou cerca de dez mostras temporárias sobre os mais diversos temas e curadorias.


A fachada frontal do prédio do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, que o transforma em uma grande tela de projeção, preparada para transportar os conteúdos científicos e culturais expostos em seu interior para o exterior do Espaço, por meio de imagens, filmes e atividades interativas.


O Terraço Astronômico é dotado de um teto retrátil que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação celeste. O Planetário possui um conjunto especial de projetores de imagens que permite, entre outras façanhas, a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro.


O site do Espaço conta ainda com um calendário astronômico solstício a solstício, que apresenta conhecimentos de astronomia de forma divertida e informa as datas em que ocorrerão eventos celestes que podem ser observados a olho nu, sem o auxílio de instrumentos. No site também é possível acessar podcasts, blog, playlists musicais, dentre outros.


Agenda:


Quinzenalmente às quintas-feiras, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece sessões online de Astronomia, totalmente gratuitas, na atividade Descobrindo o Céu. A cada sessão, o público aprende sobre as constelações, as estrelas e os planetas e compreende melhor alguns fenômenos astronômicos e as características dos movimentos dos corpos celestes, a partir de simulações de computador. Ainda é possível interagir e tirar dúvidas, em tempo real, com a equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG.


No próximo dia 25 de agosto, será apresentada a live Descobrindo o Céu ‘O catálogo Messier’ dentro da programação Agosto Indígena. A live irá abordar um pouco da história da construção de um dos catálogos mais famosos de objetos astronômicos de céu profundo, assim como os elementos que o compõem. As transmissões acontecem quinzenalmente, das 17h às 18h, e ficam salvas no YouTube para visualização posterior! A interação com a equipe de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG através do chat possibilita o esclarecimento de dúvidas do público.


No dia 30 de agosto, às 19h, também integrando a programação do Agosto Indígena, acontece mais uma edição do Papo em Pauta, tendo como convidadas mulheres indígenas das etnias Xakriabá e Tupinikim. Simone Xakriabá é graduada em Enfermagem pela UFMG, vinculada ao Programa de Vagas Suplementares para estudantes Indígenas e enfermeira da Unidade Básica de Saúde Indígena do Polo Barreiro Preto, na Terra Indígena Xakriabá-São João das Missões (MG). Taís Cruz dos Santos é estudante do curso de Medicina da UFMG vinculada ao Programa de Vagas Suplementares para estudantes indígenas. O debate será mediado por Livia de Souza Pancrácio de Errico, professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET- Indígena Conexão de Saberes. 


Os dois eventos serão transmitidos em: https://www.youtube.com/c/espacoufmg


compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo