fbpx
acessibilidade

Energia da Cultura seleciona 60 trabalhos no formato audiovisual 

Acervo

Sessenta trabalhos de artistas e coletivos mineiros foram selecionados pela comissão curadora organizada pelo projeto Energia da Cultura. A seleção vai premiar financeiramente e divulgar estes trabalhos, no intuito de dar visibilidade à diversidade artística e cultural do Estado, como explicou a idealizadora e coordenadora, Carina Bismarck: “O grande objetivo do edital do Energia da Cultura é trazer um pouco desse panorama, dessa diversidade cultural que Minas Gerais tem, e também dar visibilidade e um espaço de divulgação para novos artistas e novas propostas criativas e autorais”.


Ao término da análise, foram selecionados  trabalhos em cada uma das categorias: Artes cênicas, incluindo teatro, dança, circo, ópera e congêneres; Artes visuais, incluindo artes plásticas, design artístico, design de moda, fotografia, artes gráficas, filatelia, numismática e congêneres; Literatura, obras informativas, obras de referência, revistas e congêneres; Preservação e valorização do patrimônio imaterial, inclusive culturas tradicionais, populares, artesanato e cultura alimentar; Artes culturais integradas: projetos que transitam entre mais de uma das áreas acima ou propõem novos formatos; Audiovisual: obras de cinema e vídeo, sendo permitido o envio de curtas nos gêneros documentário, ficção e animação; além de quatro lives musicais.


"O objetivo do edital é também conhecer mais a fundo o trabalho realizado em outras cidades do Estado, além da capital mineira. Acho que conseguimos contemplar mais artistas e temos a expectativa de realizar uma próxima edição, um novo edital, para tentar alcançar grupos mais populares, pensando nessa ideia de uma cultura mais expandida”, contou Daniel Toledo, um dos curadores do projeto.


A ideia da plataforma Energia da Cultura, de acordo com André Hallak, também idealizador e coordenador do projeto, é dar continuidade ao fenômeno ocorrido durante a pandemia: “Naquele período, o formato audiovisual como forma de divulgação se potencializou muito, porque os museus estavam fechados, os músicos só se apresentavam pela internet. Vimos o quão poderosa e útil é essa ferramenta. Entendemos que isso veio para ficar. Temos um patrocínio e uma parceria muito forte com a Cemig, que é o maior patrocinador da cultura de Minas, então temos esse olhar para os trabalhos específicos da Cemig”, explicou.


Nova programação


Os trabalhos selecionados irão compor a programação do Energia da Cultura, com exibição na plataforma e nas redes sociais. Assista aos vinte primeiros vídeos publicados!


compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo