O Energia da Cultura abre, a partir de hoje, 13/09/2022, inscrições para seleção de 56 (cinquenta e seis) registros em vídeo, inéditos ou não, com duração entre 1 e 15 minutos, e quatro lives musicais com duração de uma hora cada. Serão contemplados artistas e coletivos residentes em Minas Gerais. Além de premiação em dinheiro, os vídeos selecionados serão exibidos na plataforma Energia da Cultura, entre os meses de outubro e dezembro de 2022.
Numa iniciativa da Casa na Árvore, o Energia da Cultura é um projeto inédito, que surgiu com o propósito de dar visibilidade a iniciativas culturais realizadas em Minas Gerais, além de reunir um acervo audiovisual abrangente em termos de linguagens e origens das iniciativas.
Sua missão é lançar um olhar atento, porém aberto e livre de rótulos, sobre o que vem sendo produzido em diferentes campos da cultura, dando ênfase também ao acervo digital, à catalogação e à preservação, além da divulgação das iniciativas em si.
Os interessados deverão se inscrever entre os dias 13 e 30 de setembro de 2022, e o resultado será divulgado a partir do dia 25 de outubro de 2022. As propostas serão selecionadas por uma comissão curadora composta por profissionais com experiências em diferentes linguagens e práticas da cultura.
Dentre os selecionados, 75% das vagas são reservadas para agentes e coletivos culturais sediados fora da região metropolitana de Belo Horizonte, buscando abranger cidades localizadas em diferentes regiões do estado de Minas Gerais.
As propostas selecionadas irão receber um prêmio de R$500 para veicular o conteúdo na plataforma Energia da Cultura, entre os meses de outubro e dezembro, enquanto cada artista ou grupo / coletivo selecionado para as lives musicais receberá o valor total bruto de R$ 1.500,00.
A convocatória e o formulário de inscrição estão disponíveis em: https://energiadacultura.com.br/
CONVOCATÓRIA ENERGIA DA CULTURA | |
INSCRIÇÕES | 13 a 30 de setembro de 2022 |
RESULTADO | A partir de 25 de outubro de 2022 |
EXPOSIÇÃO | novembro – dezembro 2022 |
Sobre a Casa na Árvore
A Casa na Árvore foi criada em 2018, com o propósito de desenvolver projetos gastronômicos, audiovisuais e de patrimônio cultural e histórico.
O Circuito Sapucaí foi o primeiro projeto desenvolvido pela Casa na Árvore. A proposta do Circuito era promover a gastronomia como cultura e fator de desenvolvimento do turismo de experiência em BH, a partir da icônica Rua Sapucaí. Foram realizadas 7 edições, com importantes parcerias e cuja programação contou com shows, aulas de gastronomia, jantares, ações de promoção do turismo e do patrimônio cultural e reuniu mais de 30mil pessoas. O projeto conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo (2019), categoria Produção associada ao Turismo. Devido à pandemia, o Circuito Sapucaí migrou para o ambiente virtual.
Em 2021, a Casa na Árvore realizou a 1ª edição do FAC - Festival Audiovisual de Cultura, com apoio da Lei Aldir Blanc, com o propósito de dar visibilidade aos artistas, além de reunir acervo de obras originais e autorais.
Atualmente, a Casa na Árvore está à frente da plataforma Energia da Cultura, que reúne um grande acervo de obras artísticas, autorais e originais de diversas áreas: audiovisual, música, teatro, dança, artes cênicas, literatura, memória e patrimônio, inovação para cultura e ações sociais culturais. Além de hospedar as obras, o projeto, aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realiza lives e shows, e disponibiliza-os de forma gratuita. Dessa forma, além de contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura mineira, o Energia da Cultura democratiza o acesso à arte.
SERVIÇO:
Convocatória Energia da Cultura
Inscrições: 13 a 30/09/2022 no link www.energiadacultura.com.br
Dúvidas: contato@energiadacultura.com.br
Conheça todas as áreas culturais.