fbpx
acessibilidade

Dia das Mães – 5 dicas para você aproveitar o dia com sua mãe

11 de maio de 2023
|
5m
|
Daniela Paoliello - Filarmônica na Praça

Filarmônica na Praça 


No dia 14 de maio, em homenagem ao Dia das Mães, a Filarmônica de Minas Gerais faz seu segundo concerto da série “Filarmônica na Praça” em Belo Horizonte, na Praça da Filarmônica (praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em frente à Sala Minas Gerais, sede da Filarmônica), às 11h. Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, a Orquestra leva ao público grandes clássicos do universo sinfônico, como Carmen, de Bizet; A bela adormecida, de Tchaikovsky, Batuque, de Lorenzo Fernandez, Mourão, de Guerra-Peixe, Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga, entre outros. A apresentação é gratuita.


14 Maio 2023 | 11:00 | Rua Tenente Brito Melo, 1090, Belo Horizonte, Brasil | Gratuito


Cine Humberto Mauro apresenta o “Especial Dia das Mães”


Para homenagear a figura materna, o Palácio das Artes apresenta o “Especial Dia das Mães”. A programação acontece no Cine Humberto Mauro, nos dias 10, 13 e 19 de maio, e traz seis curtas e um longa-metragem. As sessões são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes das exibições.


A mostra traz a estreia do trabalho A nossa mãe era atriz”, protagonizado pela atriz Maria José de Novais Oliveira, conhecida como Dona Zezé, mãe do cineasta André Novais. O trabalho, que vai ser exibido no dia 10 de maio, às 19h30, e integra também a programação do “Cinema Mineiro em Cartaz”evoca a imagem de Maria José Novais Oliveira, mulher negra, da periferia de Contagem, que aos seus 60 anos se tornou atriz de cinema. A programação ainda traz outros três curtas em homenagem a Dona Zezé: “Alzheimer”, “Quintal”, “Rua Ataléia”. “Alzheimer” traz Dona Zezé filmando para não esquecer. “Quintal” revela um dia na vida de um casal de idosos da periferia. Em “Rua Ataléia”, uma família da periferia aguarda o retorno da energia elétrica. A cinematografia é rodeada por velas que iluminam conversas e pensamentos.


Festa da Luz


A Festa da Luz vai transformar o hipercentro da cidade em um circuito iluminado de arte pública. Ao misturar arte urbana, música, tecnologia e arquitetura, a segunda edição da festa propõe criar um ambiente lúdico e luminoso capaz de inspirar as pessoas a sonhar e imaginar novos futuros. O festival, patrocinado pela Cemig, será realizado de 11 a 14 de maio, apresentando instalações, performances e projeções de vídeo mapping criadas por artistas internacionais, nacionais e locais.


Os eventos vão acontecer na Praça de Estação, Edifício Itatiaia, Praça Rui Barbosa, túnel do Metrô, escadaria do Metrô, Edifício Central, Edifício Chagas Dória, Viaduto Santa Tereza e Edifício Sulacap Sulamérica.


Exposição “O AVESSO E O DIVERSO”


Celebrando o mês da mulher a Fundação Clóvis Salgado inaugurou a exposição ‘O Avesso e o Diverso’. A mostra reúne obras das artistas Dalila Coelho, Lorena d’Arc, Julia Panadés, Giulia Puntel e Carolina Botura, além de um sítio específico (obra realizada exclusivamente para o espaço da exposição) da artista Carolina Botura. Com entrada gratuita, as obras podem ser vistas até o dia 14 de maio de 2023, no Palácio das Artes.


Praça da Liberdade e Circuito Liberdade


A Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de BH, é também uma boa pedida para a data.  No Circuito Liberdade, você também pode levar sua mamãe para aproveitar os diversos centros culturais disponíveis no entorno da Praça.


compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo