Criado em 1970 pelos artistas Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Vivacqua Martins, o Giramundo tem meio século de atuação e é um dos teatros de bonecos mais antigos do Brasil.
A primeira montagem, “A Bela Adormecida”, criada em 1971, começou como brincadeira de família. Os bonecos foram construídos de modo simples, na técnica de bastão, e modelados em “papier collé”.
Desde então, o grupo montou 37 espetáculos teatrais, construindo um acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos.
Estas características trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do teatro brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.
O Giramundo se transformou em um dos maiores grupos de teatro do Brasil, e hoje tem um museu dedicado à preservação do acervo e da história dos bonecos e sua magia nos palcos. As animações produzidas pelo grupo são, talvez, mais importantes que o próprio boneco. Todas as formas de marionetes servem ao propósito de produzir imagens em movimento, por isso, a matéria de trabalho do marionetista ao fundo é a criação de uma linguagem cinética e o boneco é um dos seus instrumentos para isso. A animação é o fim, o boneco é o meio.
Fotografia: grupogiramundo – Facebook
Conheça mais do Grupo Giramundo!
Conheça todas as áreas culturais.