Reconhecido há sete anos como Patrimônio Mundial, os monumentos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), à beira da Lagoa da Pampulha, chegam aos 80 anos com uma programação especial.
De tamanha importância, o Conjunto Moderno ganhou esta frase de Niemeyer: “A Pampulha foi o início de Brasília. Os mesmos problemas, a mesma correria, o mesmo entusiasmo. E seu êxito influiu, com certeza, na determinação com que JK construiu a nova capital”. A obra prima reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari.
Para celebrar este marco, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação especial a partir deste mês. As atrações acontecem ao longo de todo o ano, com atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações.
Faça uma visita virtual ao conjunto arquitetônico da Pampulha
aqui.
Já está em cartaz a Exposição “Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile”, na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A exposição, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, percorre os 80 anos desse espaço ícone da nossa cidade. Estão previstas ainda atividades especiais com ações no Museu de Arte da Pampulha e Museu Casa Kubitschek.
Toda programação é gratuita e está disponível no
Portal Belo Horizonte – portalbelohorizonte.com.br/pampulha. Fique de olho!!