Minas Gerais é sinônimo de cultura, e isso se reflete na grande quantidade de museus no estado. Os museus preservam a produção artística e guardam muitos elementos da história do país. Além disso, proporcionam diversão e lazer para a família inteira.
Confira aqui 8 museus de Minas Gerais que você deve conhecer:
Instituto Inhotim – Brumadinho
É o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes. Não há nada no mundo que se compare ao Inhotim.
Endereço: Rua B, 20, Inhotim
Horário: terça a sexta, das 9h30 às 16h30. Sábado e domingo, das 9h30 às 17h30.
Casa Guimarães Rosa – Cordisburgo
O museu funciona na casa onde o escritor mineiro viveu até os 9 anos de idade. Reúne diversas fotos, uma coleção de gravatas-borboleta, sua completa obra literária, o diploma da Academia Brasileira e diversos outros itens.
Endereço: Av. Pe. João, 744, Centro.
Horário: terça a domingo, das 9:30h às 17h.
Museu da Inconfidência – Ouro Preto
Instalado no prédio que funcionou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, o Museu da Inconfidência é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Entre outros objetos, é possível ver o livro original da condenação de Tiradentes e restos mortais de 16 inconfidentes.
Endereço: Praça Tiradentes, 139, Centro Histórico
Horário: terça a domingo, das 10 às 18h.
Casa de Juscelino Kubitschek – Diamantina
O museu funciona na casa onde o ex-presidente viveu dos 5 aos 18 anos de idade. O visitante encontrará fotos da família, cópias de diversos documentos, instrumentos usados quando JK atuava como médico e diversas imagens da sua carreira política.
Endereço: Rua São Francisco, 241 (Centro Histórico)
Horário: terça a sábado, das 8h às 17h. Domingo das 8h às 13h.
Museu da Liturgia – Tiradentes
No Museu da Liturgia, é o único dedicado ao tema na América Latina e espaço privilegiado para a celebração da intensa devoção religiosa da cidade e de sua região. Com um acervo de mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX, completamente restauradas, o Museu conta também com instalações audiovisuais, terminais multimídia e um amplo programa educativo. Aos finais de semana, há concertos de música barroca.
Endereço: Rua Jogo de Bola, 15, Centro.
Horário: quinta a segunda, das 10h às 17h.
Museu do Automóvel da Estrada Real – Bichinho
Quem vai a Tiradentes não pode deixar de conhecer o Museu do Automóvel da Estrada Real e recordar um pouco da história automobilística do Brasil e do mundo. A aproximadamente 4,5km de Tiradentes, no vilarejo de Bichinho, encontra-se um verdadeiro tesouro preservado pelo colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, um apaixonado por veículos antigos, que possui uma rara coleção. Desde 1976 ele adquire e restaura carros antigos na oficina que mantém lá mesmo, em seu sítio. São 49 automóveis em ótimo estado de conservação, divididos em americanos, europeus e nacionais. O mais antigo que data de 1928.
Endereço: Sítio Pau D’angu – Estrada Real Tiradentes
Horário: quarta a domingo, das 9h às 18h.
Museu de Congonhas – Congonhas
O museu é o primeiro "museu de sítio" do Brasil, oferecendo informações históricas e de contexto que qualificam a visita ao sítio do patrimônio mundial Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ele foi incluído no Livro de Tombo de Belas Artes do IPHAN, em 1939, e inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, em 1985.
Endereço: Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 77
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Museu da Loucura - Barbacena
A cidade de Barbacena ficará para sempre marcada pelo antigo Hospital Colônia. Os muros desse local, que hoje é o Museu da Loucura, guardam histórias tristes de uma população excluída da sociedade: os internos deste antigo hospital psiquiátrico, que a partir da prática de uma época, retirava-se os doentes mentais do convívio social.
O hospital psiquiátrico foi criado em 1922, operou com uma péssima administração, e rapidamente começou a superlotação do local, com relato de maus tratos aos pacientes.
Endereço: Rua 14 de Agosto, S/Nº - Bairro Floresta - Barbacena
Horário: de terça a sexta, das 8h às 17h