Realizada pelo Libertas Coletivo de Artes em parceria com a Unidos do Samba Queixinho, com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, essa exposição transcende os limites do comum. Aqui, você encontrará a força do trabalho coletivo e a energia produtiva de cada artista do grupo.
Ao adentrar neste espaço cultural, prepare-se para mergulhar em um universo de diversas linguagens e modalidades artísticas, que incluem pintura, escultura, instalações e painéis. Cada obra presente nesta mostra foi cuidadosamente selecionada pela curadoria, representando o trabalho único e singular dos artistas membros do Libertas Coletivo de Artes. “COLETIVARTE” é muito mais do que uma exposição convencional. É uma oportunidade de encontro e diálogo entre diferentes saberes e experiências artísticas. Através dessas obras, queremos destacar não apenas a evolução individual de cada artista, mas também a influência do coletivo em seus processos criativos. O Libertas Coletivo de Artes tem sido um espaço de convivência, aprendizado e fortalecimento mútuo, e esta exposição reflete essa essência.
Durante a visitação, você será envolvido por um projeto expográfico cuidadosamente concebido. Estruturas foram utilizadas para organizar as obras em nichos, agrupando-as por tipo, cor e tamanho. Cada obra estará acompanhada de uma legenda que a identifica e contextualiza, permitindo uma conexão mais profunda com o trabalho e a visão do artista, incluindo seu título e técnica.
A exposição “COLETIVARTE: Encontro de Expressões” pretende despertar em você uma reflexão profunda sobre a conexão entre artistas e obras dentro de um coletivo. Além disso, ressaltamos a importância do trabalho em rede, da troca de conhecimentos e do desenvolvimento pessoal dos artistas envolvidos. Através dessa experiência, esperamos difundir o conceito de coletivos de arte como espaços de aprendizado, criação e consumo de arte, ampliando suas possibilidades de apreciação estética. Aproveite sua visita e permita-se imergir nessa jornada artística coletiva. Descubra a multiplicidade de vozes, estilos e perspectivas que compõem esta exposição, e deixe-se inspirar pela diversidade e potência da arte em coletivo.
A exposição segue até o dia 28 de julho e acontece na Galeria de Artets da Cemig - Av. Barbacena, 1200 - BH/MG.
Ficha técnica
Idealização: Libertas Coletivo de Arte e Unidos do Samba Queixinho
Coordenação Geral: Gustavo Caetano
Produção Executiva: Tamira Abreu
Curadoria: Rafael Abreu e Elania Matos
Montagem e Expografia: Elania Matos e Rafael Abreu.
Organização: Rafael Abreu, Elania Matos, Michel Salazar, Ananda Sant Anna e Heloisa Prado
Projeto Gráfico: Michel Salazar
Assessoria de imprensa: Janine Horta e Manoel Hagen
Redes sociais: Luiza Wonly
Realização: Cemig, Governo do Estado de Minas Gerais, Unidos do Samba Queixinho e Libertas Coletivo de Arte