fbpx
acessibilidade

CARNAVAL DAS GERAIS – CEMIG 70 ANOS: Um guia para cair na folia

14 de fevereiro de 2023
|
5m
|
Bloco Então Brilha
O carnaval em Minas Gerais já faz parte dos mais tradicionais do Brasil. Este ano, Belo Horizonte, conta com mais de 450 blocos e espera cerca de 5 milhões de foliões que tomarão as ruas da capital.

A cidade histórica Diamantina, berço do carnaval mineiro, também vai contar com uma programação intensa e gratuita de blocos de rua e caricatos. Shows, teatro e muita arte vão agitar Sete Lagoas. E aqueles que sempre ficam com um gostinho de “quero mais” vão poder curtir a ressaca de carnaval em Cristina, Baependi e Alfenas.

Separamos várias dicas de blocos para que você possa aproveitar essa grande festa. Confira a programação dos blocos que contam com o patrocínio da Cemig, a maior incentivadora de cultura de Minas Gerais.

BLOCO DAS MIMOSAS BORBOLETAS 

“O Bloco das Mimosas Borboletas” criado e dirigido pela cantora e preparadora vocal Celinha Braga, nasceu em 2018, como um espetáculo musical. Devido ao sucesso das apresentações em teatros e casas de show, resolveram transformá-lo em um bloco carnavalesco. Em 2020, saíram pela primeira vez pelas ruas de BH durante o Carnaval.

Através das músicas escolhidas, cantam, tocam, dançam e falam de temas como: empoderamento, sensualidade, força, diversidade, coragem, preconceito e esperança. O repertório passeia pela obra de Rita Lee, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Chico Buarque privilegiando a música popular brasileira. O tema do bloco será inspirado na pintora mexicana Frida Kahlo pelas flores, cores e amores. Na ala de dança, a novidade é a parceria com o espaço “Casulo” criado e dirigido por Carol Saletti.

QUANDO: 12/2, a partir das 10h

ONDE: Praça Marino Mendes Campos, 1100 – final da Av. Francisco Deslandes – Bairro Anchieta, Belo Horizonte

BLOCO LEÃO DA LAGOINHA 

Em 2023, o bloco homenageia Zé Pilintra, o rei e guardião da malandragem e da boemia, juntamente com sua companheira Maria Navalha. Haverá bonecos gigantes dos dois homenageados, e também do saudoso cantor e amigo Mandruvá, que faleceu recentemente, além de um boneco do padrinho, o malandro cantor e compositor mestre Lagoinha. A bateria será composta por mais de trinta ritmistas, harmonia com cavaquinho e violão, metais com saxofone, trompete e trombone. O repertório trará marchinhas, samba, samba autoral, axé e mpb, dentre outras músicas.

CONCENTRAÇÃO: Dia 20 fevereiro, a partir das 14 horas, na Rua Itapecerica, esquina da rua Machado de Assis, na Lagoinha

CORTEJO: Às 17 horas, pela Rua Itapecerica, com dispersão na Praça Vaz de Melo. Depois seguirão para a Avenida Afonso Pena, para abrir oficialmente os desfiles da Belotur.

ENTÃO, BRILHA! CORTEJO 2023 – “O SOL DA JUSTIÇA”

Com o tema “O Sol da Justiça”, a nação brilhante sai para celebrar a vida com seus foliões, com toda a energia da luta por um mundo mais justo e igualitário. O cortejo deste ano traz como novidade a presença de Dona Eliza, um dos maiores nomes da velha guarda do samba de Minas Gerais. Ela é intérprete e compositora de mais de 700 canções. O Então, Brilha! renova seu repertório revitalizando os ritmos da bateria brilhante, que conta com mais de 300 pessoas. O bloco levanta as bandeiras da justiça, da igualdade e a da diversidade. O Então, Brilha! é um bloco de carnaval puxado por um coletivo de pessoas que trabalha pela valorização da vida. Para o grupo, o carnaval é uma festa que celebra a alegria, a liberdade e o encontro, tão vitais para a existência humana.

QUANDO: 18 de fevereiro, nos primeiros raios do sol

ONDE: Ponto de partida - centro de Belo Horizonte, no entorno da Guaicurus

G.R.E.S. TRIUNFO BARROCO: A FESTANÇA SAGRADA E PROFANA DE OURO PRETO NOS 300 ANOS DE MINAS GERAIS 

O “Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco” nasce da efervescência, inquietação e da busca de uma criação artística e cultural dentro do universo do carnaval da cidade de Belo Horizonte. Toda história é, de alguma forma, guiada pelas curvas da estética, pelos altos e baixos, pelas dobras e desdobras do destino. O sonho se faz presente na vida da gente e os sonhos delirantes nunca envelhecem no brilho do olhar destes eternos apaixonados pelo carnaval.

QUANDO: 20/02/2023 (segunda)

ONDE: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte

BLOCO DA CALIXTO  

Em 2023, o bloco homenageia as grandes divas da música. O repertório vai abranger canções compostas ou que ganharam notoriedade em vozes femininas, além de sucessos que falam sobre mulheres, como Sandra Rosa Madalena, de Sidney Magal.

Considerado um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Bloco da Calixto carrega a marca da folia e do profissionalismo por onde passa. O projeto é voltado para um público de todas as faixas etárias, gêneros, orientações, trazendo sempre a marca da diversidade.

QUANDO: 18/02, sábado, das 13h (concentração) às 18h

ONDE: Desfile pela Avenida Getúlio Vargas

Concentração: na altura do número 792 (em frente à sorveteria São Domingos)

Dispersão: no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com Cristóvão Colombo.

BLOCO VOLTA BELCHIOR 

Fundado em 2016 no bairro boêmio de Santa Tereza, em Belo Horizonte, o Volta Belchior é um dos principais blocos a desfilar no carnaval 2023 da capital mineira. No desfile, banda e bateria interpretam mais de 20 canções de Belchior adaptadas para ritmos carnavalescos, além de algumas com as mesmas melodias produzidas pelo cantor nordestino, e muitas outras canções que embalam carnavais Brasil afora.

QUANDO: 18/02/2023, sábado – 13h

Concentração: Av. Andradas 3700. Belo Horizonte, MG

PROJETO COMPOSIÇÃO FERROVIÁRIA E O CARNAVAL DA LIBERDADE 

O projeto Composição Ferroviária desembarca em Cristina, Baependi e Alfenas, na ressaca do Carnaval. Serão 3 eventos destinados aos foliões que desejam prolongar o Carnaval. Composição Ferroviária é um projeto que há 10 anos vem fazendo sucesso na cidade de Poços de Caldas, Itaúna, Pouso Alegre e São Lourenço, promovendo shows de grandes artistas brasileiros, com abertura de atrações regionais – a vanguarda e a tradição de mãos dadas.

25 FEV |SAB | BAEPENDI | 20H – Praça Monsenhor Marcos (Praça Central)

26 FEV |DOM |CRISTINA | 10h da manhã – Estação Ferroviária 

05 MAR | DOM | ALFENAS | 10h da manhã – Praça Emílio da Silveira (Praça do Coreto)

BLOCO BAIANAS OZADAS  

Um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas, fundado em 2012, dissemina entre os mineiros a cultura e musicalidade baianas.

A partir de 2013, foi formada a primeira bateria de rua do Baianas Ozadas, adotando uma temática a cada edição, com crescimento vertiginoso ano a ano. Em 2017, reuniu um público de 500 mil foliões, divulgado pela imprensa, sendo, possivelmente o recorde da festa momesca na capital, pois à época não existiam tantos grandes blocos para disputar os foliões. Com a impossibilidade de celebrar os 10 anos de fundação em 2022, por conta da pandemia da Covid-19, o Baianas Ozadas preparou um cortejo histórico para a segunda-feira na grande retomada do Carnaval.

QUANDO: 20 de fevereiro, segunda-feira

ONDE: Desfile oficial – Avenida Afonso Pena – BH

BLOCO CARICATO ESTIVADORES DO HAVAÍ: UMA NOITE NO MUSEU  

O Estivadores do Havaí foi fundado em 1960 no bairro Floresta, paralisando suas atividades em 1967. Suas cores representam o verde da mata que existia no bairro e o amarelo representa a juventude, já que os Caricatos eram todos formados por turminhas de jovens amigos, uma tradição entre eles.

Para 2023 o Estivadores vem trazendo 11 destaques de luxo, quebrando seu próprio recorde de 04 destaques em um desfile. Na bateria também tem novidade, o bloco traz 04 timbales, instrumentos tocados sem baquetas, até hoje não encontrados em desfiles de Blocos Caricatos, já que os ritmistas usam luvas, dificultando a emissão de sons com esses instrumentos. O desafio está lançado!

QUANDO: 20/02/2023 - 20:20h

ONDE: Av. Afonso Pena (entre rua Carandaí e rua da Bahia)

LINDO BLOCO DO AMOR 

O bloco, que homenageia Gonzaguinha e Gonzagão, fará homenagem ao Clube da Esquina em comemoração aos 80 anos de Milton Nascimento. O Lindo Bloco do Amor foi lançado em 22 de setembro de 2017, e seu primeiro desfile aconteceu no dia 09 de fevereiro do Carnaval de 2018, quando mais de 30 mil foliões acompanharam o cortejo, segundo informações oficiais, em clima de paz, harmonia e amor.

O nome do bloco é uma referência a uma das músicas mais conhecidas de Gonzaguinha, Lindo Lago do Amor. Um hino à tolerância, ao amor, ao respeito e às diferenças. E o mais importante, o lindo lago a que Gonzaguinha se refere é a Lagoa da Pampulha, símbolo de Belo Horizonte, e fonte de inspiração para o compositor nas suas criações.

A proposta do bloco é de que em tempos de ódio e intolerância, amor nunca é demais. Ele veio para combater preconceitos, distribuir alegria e exaltar as diferentes formas de amar. O trio receberá uma iluminação especial através de tubos led e luzes especiais, enriquecendo o desfile e encantando os foliões.

QUANDO: 17 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h

ONDE: Rua Sapucaí, Belo Horizonte

Cortejo: 20h30 - saí da Rua Sapucaí em direção a Av. Assis Chateaubriand. 23h30 – Dispersão na Sapucaí com Av. Assis Chateaubriand

XÔ PRECONCEITO, MEU NOME É FELICIDADE 

A folia de Belo Horizonte é democrática e abraça todos os públicos. Um claro exemplo é o bloco Xô Preconceito, meu nome é Felicidade, criado em 2020, com o intuito de homenagear a Rua dos Guaicurus, no hipercentro. O bloco tem como proposta acolher pessoas que ainda se encontravam à margem do carnaval belo-horizontino.

QUANDO: 18/02/2023 - sábado de Carnaval

Concentração: a partir das 17h, na Praça da Estação

Desfile: segue até a Rua Guaicurus

CARNALIBERTA-7FOLIA – SETE LAGOAS 

Mais de dez atrações dividem o palco e oferecem ao público música, teatro e arte. A estimativa é que cerca de 46 mil pessoas aproveitem este o evento ao longo de todos os dias de folia. Toda a programação é gratuita e o acesso é livre, sem necessidade de inscrição.

A programação é vasta e contempla todas as idades. Desde aos tradicionais cortejos de blocos de ruas, com seus tambores e percussões afiadas, e que tanto agradam aos jovens, passando por intervenções circenses e teatrais para inflamar o ânimo das crianças, e ainda bailes típicos, como o baile de máscaras, que tanto agrada os adultos, quem vier ao parque com certeza se divertirá.

QUANDO: entre 17 e 21 de fevereiro

ONDE: Parque da Boa Vista, no bairro de Boa Vista, Sete Lagoas, MG 

CIRCUITO CARNAVALESCO CIDADES HISTÓRICAS -DIAMANTINA TRADIÇÃO E MEMÓRIA 

Em 2023, Diamantina retoma as tradições do carnaval na cidade. A cidade de Diamantina é considerada o berço do carnaval mineiro, fortalecido e levado como inspiração para outros municípios. Preservando a preferência por artistas regionais, a forte influência é refletida por blocos centenários como o Bloco Caricato Sapo Seco que já é patrimônio cultural da cidade.

QUANDO: 17 a 21 de fevereiro

ONDE:  Diamantina, MG

Largo da Alegria (Carnaval Radical): nomes de grandes bandas de Diamantina e região, praça de alimentação, proposta de esportes de aventura, durante todos os dias do carnaval, perfeito para a contemplação da natureza.

Palco MPBECO: Localizado no Beco do Mota, reunirá grandes nomes da música popular da região, tocando canções da música popular brasileira. Referência ao movimento Clube da Esquina em MG.

Praça Doutor Prado: Terá blocos universitários promovendo festas no melhor estilo republicano, com direito a paredões de cerveja e segurança garantida.

Quitanda da Tradição: Localizada na Rua da Quitanda, apresentará ritmos do tradicional samba brasileiro e pagode. Incluirá também o Festival Gastronômico Gastrofolia, com a participação de todos os estabelecimentos da Rua da Quitanda que serão responsáveis por preparar pratos típicos.

Palco Mercado Folia: Localizado na Praça do Mercado Velho, entrará no ritmo do batuque de bandas que já entraram para a história da cidade tocando músicas de renome nacional: Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco. A abertura deste palco é inédita no Carnaval de Diamantina e reproduz a sua mineiridade.

Camarote Diamantina: Montado dentro do Mercado Velho, o antigo Rancho dos Tropeiros, com estrutura para o melhor conforto do público. O galpão de arcadas rústicas é um dos principais símbolos da cidade, foi restaurado em 1997 e desde então abriga o Mercado Municipal.

Compra de ingressos: centraldoseventos.com.br/camarote-diamantina

Programação Palco Mercado Folia - Espaço Vip Folia (Camarote Diamantina) 

17/02 | SEXTA: Bartucada; DJ Paulo Ribeiro; Bat Caverna.

18/02 | SÁBADO: Baile do Sideral; DJ Paulo Ribeiro; Uh!Bloco.

19/02 | DOMINGO: Victor e Fabiano; Cabrobloco - Tianastácia; Sambacana; Dj Beat Borges.

20/02 | SEGUNDA: The Ortherz; Solar Big Band (Henrique Portugal do Skank convida Marco Tulio do Jota Quest); Uh!Bloco; Dj Beat Borges.

21/02 | TERÇA: Jack Bóris; Greg e Gont; Bat Caverna.

compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo