A iniciativa tem o objetivo de promover e valorizar a música instrumental, promover a interação de músicos da capital, e estimular a regionalização da produção cultural e artística mineira. Nesta edição, estão confirmadas as apresentações da Charanga Pop, Will Motta, Latinamérica e Wilson Lopes. O evento é gratuito destinado a todos os públicos e será realizado nos dias 24 de julho e 07 de agosto, em Belo Horizonte.
Segundo Robson Assis, idealizador do Coletivo Música na Árvore, o evento busca promover atividades culturais de estilos de vida saudáveis, por meio do incentivo à adoção de hábitos como a utilização de energia de fontes renováveis e a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem, por exemplo. “Além disso, buscamos realizar atividades em parceria com as comunidades locais. No dia 24 de julho, por exemplo, o evento acontecerá no Parque Jornalista Eduardo Couri, no Santa Lúcia. Os moradores da comunidade do Santa Lúcia participarão do evento trazendo a sua gastronomia, do projeto Gastronomia no Morro”, acrescenta.
Sustentabilidade
Um dos diferenciais é que toda a matriz energética do “Música na Árvore Instrumental” será solar. Isto é, a geração de energia para os equipamentos de som será proveniente de uma estação solar construída em cima de uma van, projeto desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB), através de contrato com a empresa Júnior Matriz Engenharia de Energia.
Idealizado por um Coletivo de artistas de Brasília, este projeto teve várias edições realizadas naquela cidade, em Belo Horizonte e na Suíça. Com o formato atual, busca fontes de energia renováveis e conceito de sustentabilidade
“Mobilizando o nosso habitual público, jovens e adultos frequentadores de praças e parques públicos, pretendemos ser referência na gestão e manejo de resíduos em eventos culturais”, completa o diretor artístico, João Vianna.
SERVIÇO:
Música na Árvore Instrumental – Solar Festival
BELO HORIZONTE – 24/07
Local: Parque Jornalista Eduardo Couri – Santa Lúcia
BELO HORIZONTE – 07/08
Local: Mercado Distrital de Santa Tereza