Cultura criativa e os prazeres da boa mesa! Assim, podemos definir o Festival Saberes e Sabores, que até o dia 12 deste mês leva a Araxá uma rica programação cultural, que conta com aulas-show, oficinas gastronômicas, pratos típicos, artes cênicas interativas, shows musicais, lançamento de livros, degustações e área kids. Toda programação é gratuita.
Serão 14 estandes destinados a bares, restaurantes e cervejarias artesanais, oficinas, degustações de café, gin, vinho e cachaça, além de produtos locais e espaço para apresentações culturais. O evento acontece no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. A curadoria gastronômica é da mestre e professora universitária Rosilene Campolina. A chef compartilha seu conhecimento com historiadora Márcia Nunes e outras chefs mineiras. Nesta edição, o protagonismo é das mulheres na gastronomia, e acontece na cidade onde viveu “Dona Beja”, a famosa cortesã que escandalizou a sociedade brasileira ao fundar um bordel.
Todos os saberes e sabores do festival são inspirados no livro de mesmo nome do escritor Armando de Angelis, idealizador do evento. A programação terá momentos literários e tardes de autógrafos com a Miriam Cerutti, autora do livro “A Cozinha de Minas e a Coquetelaria no mundo das especiarias”.
“As aulas-show serão pautadas nas influências dos povos originários, imigrantes e quilombolas que deixaram suas contribuições para a formação culinária araxaense”, explica Rosilene Campolina, curadora do festival. “Araxá é a capital da cultura e da gastronomia das Gerais. O festival vem para fortalecer nossas raízes e dar voz a toda riqueza e diversidade mineira”.
Serviço
O que: Festival Saberes e Sabores 2023.
Onde: Fundação Cultural Calmon Barreto (Araxá)
Quando: de 9 a 12 de novembro
Acesse a programação completa em: https://www.saberesesaboresdearaxa.com.br/programacao