Evento de lançamento acontece amanhã (25/10) em live no Instagram do projeto, às 19h
A plataforma digital Energia da Cultura (www.energiadacultura.com.br) tem a satisfação de anunciar o lançamento da Mostra Energia da Cultura: Iluminando Talentos 2023, um evento on line que coloca em destaque o talento diversificado dos artistas residentes em Minas Gerais. Serão exibidas 100 obras em áreas como Música, Patrimônio, Audiovisual ente outras.
O lançamento será realizado em uma live no Instagram do projeto (@energiadacultura), amanhã (25/10), às 19h. O evento contará com a participação dos idealizadores do projeto, André Hallak e Carina Bismarck, além do curador Daniel Toledo.
A convocatória para seleção de 100 obras desta edição registrou uma participação surpreendente, com 1088 inscrições provenientes de todas as regiões do Estado. Desenvolvida com o propósito de selecionar obras em formato audiovisual em diversas áreas artísticas, proporcionando visibilidade aos artistas, grupos e coletivos mineiros, desde o seu início em 2022, a plataforma Energia da Cultura tem desempenhado um papel fundamental na promoção e valorização da rica cultura do Estado.
O Vendedor de Balões - Andréia Ribeiro
“Estamos emocionados em compartilhar o sucesso da segunda edição do Energia da Cultura. O número de inscritos e a participação superaram todas as nossas expectativas. Esta edição não apenas celebrou a diversidade artística do nosso estado, mas também reforçou o papel do Energia da Cultura como catalisador e promotor da cultura de nosso estado. Agradecemos a todos os envolvidos, desde os artistas até o público, por tornar esta edição um sucesso”, comemora Carina Bismarck.
André Hallak completa: “É gratificante ver como o Energia da Cultura se consolida como uma força motriz na promoção e preservação da cultura de nossa região. Esse foi mais um capítulo bem-sucedido do projeto, e que nos inspira a continuar com mais edições."
Após um criterioso processo de avaliação, realizado pelos curadores Daniel Toledo, Thiago Augusto, mais conhecido como Matéria Prima, e Lorena Anastácio, foram escolhidas 100 obras que destacam a riqueza e a diversidade do cenário artístico mineiro, abrangendo as seguintes áreas culturais: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música e patrimônio cultural.
Corpo Interrompido - Marina Freire
De acordo com Daniel, “foram quatro meses assistindo aos mais de mil vídeos inscritos a partir da convocatória, vindos não só de Belo Horizonte e da RMBH, mas de todo o Estado. Foi um passeio muito rico, muito interessante, por várias noções de cultura, de arte e de acontecimentos que fazem parte do nosso universo simbólico. Estamos empolgados em compartilhar esses trabalhos com o público”.
As obras selecionadas serão divulgadas a partir do dia 26 de outubro no site www.energiadacultura.com.br e nas redes sociais do projeto.
Aguardamos sua presença no lançamento da Mostra Energia da Cultura: Iluminando Talentos!
O Energia da Cultura é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com patrocínio da Cemig, a maior incentivadora da cultura do estado.