fbpx
acessibilidade

Conheça os curadores da convocatória "Energia da Cultura: Iluminando Talentos 2023"

22 de setembro de 2023
|
5m
|
A convocatória "Energia da Cultura: Iluminando Talentos 2023" ganhou destaque no cenário cultural, e para a difícil tarefa de selecionar os mais de mil trabalhos enviados por artistas de toda Minas Gerais, três renomados curadores foram escolhidos. Cada um deles traz consigo uma vasta experiência em diferentes áreas artísticas, garantindo uma abordagem diversificada e enriquecedora para esta iniciativa. Conheça os curadores por trás dessa convocatória que promete iluminar novos talentos culturais:

Daniel Toledo: o mestre das artes cênicas e visuais

Daniel Toledo é uma figura multifacetada no mundo das artes. Atuando como dramaturgo, crítico, curador, editor e pesquisador em artes cênicas, performance e artes visuais, ele traz uma bagagem acadêmica sólida, com um mestrado em Sociologia pela UFMG. Toledo dedica-se a pesquisas sobre site-specificity, descolonização e crítica da modernidade, áreas que enriquecem sua perspectiva curatorial. Autor de peças teatrais montadas por artistas e coletivos de Belo Horizonte, suas contribuições também podem ser encontradas em coletâneas. Desde 2010, ele é membro do coletivo Piolho Nababo e membro-associado do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, consolidando sua presença no cenário artístico contemporâneo.

“Desde julho deste ano, estamos na missão de assistir aos mais de mil vídeos que foram inscritos a partir da convocatória, vindo não só de Belo Horizonte e da RMBH, mas de todo o Estado, então é um passeio muito rico, muito interessante por várias noções de cultura, de arte e de acontecimentos que fazem parte do nosso universo simbólico”, conta Daniel.

Thiago Augusto (Matéria Prima): o artista Hip-Hop

Thiago Augusto, mais conhecido como Matéria Prima, é uma presença influente na cena hip-hop desde o início dos anos 2000. Ele ganhou reconhecimento como integrante do coletivo Quinto Andar e Subsolo, e agora é um dos nomes centrais do Zimun. Seu EP mais recente, "De Manhã," lançado este ano, demonstra sua evolução artística e colaborativa, e foi produzido em parceria com Imane Rane. Além de sua música, Matéria Prima também se aventura pela fotografia e recentemente participou da exposição "Lampejos de luz" no 12º Festival de Fotografia de Tiradentes, em março de 2023, ampliando seu alcance criativo além das fronteiras musicais.

Para Thiago, “foi muito gratificante dividir com outros curadores o processo de avaliação dos trabalhos enviados. Tem muita coisa interessante, muita coisa que amplia os horizontes da criatividade, seja através do audiovisual, através da literatura, através de várias formas de expressão artística”.

Lorena Anastácio: a arquiteta da educação e da cultura

Lorena Anastácio é uma figura que transcende os limites da arte, abraçando a educação, a cultura e a tradição. Com um mestrado em educação e formação em pedagogia, ela se destaca como contadora de histórias, brincante e arte-educadora. Seu trabalho abrange áreas essenciais, como educação escolar indígena, expressões culturais e artísticas afro-brasileiras e patrimônio cultural. Lorena é uma artista ativa, envolvida com o Coletivo Artístico Erês - Mensageiras dos Ventos, o Samba de Coco - Conquistas de Tia Toinha e o Grupo Movência, demonstrando seu compromisso em preservar e promover a rica diversidade cultural do Brasil.

“A gente está numa felicidade imensa com tantas inscrições que recebemos. E também de saber que Minas Gerais tem tantos artistas potentes, tantas pessoas criativas, tantos lugares maravilhosos. Essa curadoria deu muito trabalho, mas foi um trabalho prazeroso, de aquisição de novos conhecimentos, novos olhares, de conhecer a energia, a força, a potência que tem a cultura em todos os cantinhos deste vasto estado de Minas Gerais”, comemora Lorena.

Esses três curadores trazem suas perspectivas únicas e vasta experiência para a convocatória "Energia da Cultura: Iluminando Talentos". Com suas habilidades e conhecimentos diversos, eles estão preparados para selecionar os talentos mais promissores, tornando este projeto uma oportunidade imperdível para os artistas de Minas Gerais.

No próximo dia 25/09 sai a lista dos selecionados 2023. Fique atento!!

Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo