No ano passado, a Cemig patrocinou o projeto "A Voz da Periferia", uma iniciativa BH+SP que se propôs a dar voz e visibilidade a cantoras e cantores autorais, residentes em comunidades periféricas, destacando assim suas histórias, suas composições autorais e seus potenciais artísticos.
Foi aberto um edital público, que recebeu mais de 300 inscrições vindas de todas as regionais de Belo Horizonte e de mais de 100 bairros da capital. A curadoria, composta pelo renomado produtor musical João Marcello Bôscoli, pela cantora e musicista Nath Rodrigues e pelo rapper Renegado selecionou 20 artistas.
Por meio de uma série de atividades voltadas para o mercado musical como entrevistas, workshops, ensaios com banda profissional em estúdio e apresentação em shows, o projeto trouxe à tona as vozes potentes, muitas vezes silenciadas e invisibilizadas, proporcionando uma plataforma para o diálogo e a transformação para os selecionados.
O produtor musical e idealizador do projeto, Branco Gutierrez, participou de todas as etapas do concurso. De acordo com ele, “este projeto me deu grande prazer. Dentre os inscritos, selecionamos 20 artistas, dos quais 18 tinham músicas autorais, em sua maioria jovens, negros, mulheres, da periferia, talentosos, musicistas, cantores, todos artistas de verdade. Tivemos grandes parceiros, como a nossa patrocinadora Cemig, a casa de shows Autêntica, toda a equipe que trabalhou conosco. Precisamos fazer outro, porque esse projeto nos revelou o que já sabíamos mas tínhamos esquecido, que é a qualidade da música jovem mineira. Minas Gerais sempre foi o berço de grandes talentos. Aguardem, que teremos o Voz da Periferia 2!
A Cemig, como patrocinadora do projeto, reafirmou seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, reconhecendo a importância de amplificar as vozes das comunidades periféricas e incentivar a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O projeto "A Voz da Periferia" se tornou um exemplo inspirador de como o setor privado pode desempenhar um papel ativo na promoção da igualdade de oportunidades e na valorização da diversidade cultural.
Ao encerrar esta etapa de sucesso, o projeto "A Voz da Periferia" demonstrou que há muita criatividade, originalidade e potência nas vozes e na música mineira.
O Energia da Cultura acredita e busca promover iniciativas como essa, por isso, a partir de hoje, iniciamos uma série de postagens em nossas redes sociais para apresentar os artistas finalistas do projeto. Os videoclips também estarão disponíveis no nosso canal no youtube.
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