Composta por criações de estilistas consagrados e novos designers mineiros, a exposição apresenta 40 looks construídos dentro do tema “Barroco Tecnológico” e será exibida na PQNA Galeria Pedro Moraleida. A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, e é gratuita.
A Fundação Clóvis Salgado apresenta a Exposição Passarela Liberdade – Manifesto da Mineiridade. Os looks serão expostos na PQNA Galeria Pedro Moraleida do Palácio das Artes. A exposição, que começa nesta quinta-feira (25), às 19h, pode ser visitada até 11 de junho, e a entrada é gratuita.
Com o tema Barroco Tecnológico, o projeto reúne criações de consagrados estilistas mineiros e novos designers do estado. A exibição dos looks acontece em dois momentos, sendo o primeiro do dia 25 de maio até 02 de junho, e o segundo do dia 03 de junho a 11 de junho.
Ao total serão expostos 40 looks, divididos em duas semanas. Na primeira semana serão 20 looks nas cores vermelho e pink, fazendo referência à bandeira de Minas e às igrejas do estado, respectivamente. Na segunda semana, os outros 20 looks expostos serão nas cores prata, remetendo à religiosidade, e laranja, simbolizando a terra. O presidente da Fundação Clóvis, Sérgio Rodrigo Reis, explica a importância do Palácio das Artes sediar a mostra. “Receber uma exposição ligada ao setor da moda no Palácio das Artes é um grande privilégio. Assim nós conseguimos expandir ainda mais a diversidades das programações que acontecem aqui e apoiar a economia da criatividade. Esse é um lugar para todas as pessoas, quanto mais diversificamos nossa programação, mais conseguimos comunicar isso ao público” explica Sérgio.
A exposição integra o projeto Manifesto da Mineiridade, idealizado pela Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.CRIEM), que tem como proposta fortalecer o setor com criação de políticas públicas, valorizando o trabalho criativo do estilista. “Trazer a exposição para o Palácio das Artes é importantíssimo. São dois palácios, um que é uma joia de Minas Gerais e outro que é uma referência cultural. Agora estamos falando da moda como arte, como cultura”, ressalta Antônio Diniz, presidente da A.CRIEM.
A mostra é parte do plano executivo Passarela da Liberdade, do Governo de Minas Gerais, voltado para o desenvolvimento de políticas públicas para o segmento da moda. A iniciativa tem como eixos norteadores a visibilidade; o protagonismo e promoção; a preservação do patrimônio e memória; o desenvolvimento das cadeias criativas da moda; a inclusão; a sustentabilidade; a inovação; formação e capacitação. A ideia é que ele consiga englobar todas as áreas da cadeia produtiva da moda mineira.
A.CRIEM – A Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais traz a proposta de fortalecer o mercado dos estilistas, dos criadores e das artes visuais. O intuito é fazer política pública para o setor, ajudar as pessoas a gerir e trazer a arte como cultura, a moda como cultura, o designer como cultura. O Objetivo é de valorizar o trabalho criativo do estilista, fugindo um pouco do viés comercial e trabalhando a moda enquanto arte.
EXPOSIÇÃO PASSARELA LIBERDADE - MANIFESTO DA MINEIRIDADE
Local: PQNA Galeria Pedro Moraleida - Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Data: 25 de maio a 11 de junho
Horário: 19h - Classificação Indicativa: livre ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3236-7400
Informações para a imprensa:
Vítor Cruz | (31) 3236-7419 | (31) 99317-8845 vitor.cruz@fcs.mg.gov.br
Marcus Vinicius Borges | (31) 3236-7378 l (31) 97521-2756