fbpx
acessibilidade

A comunidade Vila Nova Cachoeirinha recebe a arte do MAMU

29 de junho de 2022
|
5m
|
Painel MAMU

Quem passa pela Avenida Andradas, em Belo Horizonte, na altura comunidade Alto Vera Cruz, é presenteado com a visão de uma verdadeira obra de arte urbana. Um quebra-cabeças de imagens pintadas em 43 casas do aglomerado Cruzeirinho formam um belíssimo mural pintado pelo duo Cosmic Boys, composto pelos artistas Zeh Palito (SP) e Rimon Guimarães (PR). O projeto foi concebido pela Pública, em parceria com os moradores do Alto Vera Cruz, que participaram como equipe técnica e curadores da programação de oficinas.


A intenção, segundo a idealizadora do projeto, Juliana Flores, era não só chamar atenção para a comunidade, como também entregar uma obra de arte para a cidade. “Procurávamos um novo projeto de arte pública em BH. Já tínhamos o CURA. Então, pensamos em escolas, fomos amadurecendo a ideia, e resolvemos levar a arte para áreas de vulnerabilidade na cidade”. E os resultados foram positivos em todos os aspectos: o mural virou cenário para fotos, vídeos, projetou a capital mineira na cena da arte urbana internacional - o primeiro macromural da cidade é o quarto maior da América Latina – e transformou a autoestima dos moradores.


“O aglomerado Cruzeirinho é uma comunidade estigmatizada pela violência. Os moradores tinham receio até de falar, por exemplo, em entrevista de emprego, que moravam ali. A arte mudou isso, de certa forma. Hoje em dia, a pessoas tem orgulho de morar no aglomerado”, conta Juliana.


Além do mural, o MAMU realizou pinturas em becos, oficinas de formação artística e de grafite. A equipe formada por 30 pessoas, entre responsáveis pelo reboco das paredes, por montar os andaimes, auxiliar na pintura e na produção, foi em sua maioria, composta por moradores. “Nossos fornecedores também eram todos do Alto Vera Cruz. Assim, ajudamos a fazer a renda circular dentro da comunidade”, acrescenta Flores.


E, como não poderia deixar de ser, o projeto inicia agora a sua segunda edição. O local escolhido foi a Vila Nova Cachoeirinha. As 28 casas que comporão o mural já estão recebendo o reboco nas paredes para receberem as tintas. “É uma comunidade invisibilizada. Ninguém olha por eles, não há escolas, não há postos de saúde. Esperamos, através da arte, chamar a atenção para a Vila Nova Cachoeirinha”, ressalta Juliana.


Assim como no Alto Vera Cruz, a ideia é integrar a comunidade ao projeto, com o objetivo de fomentar a arte e economia locais, e trazer visibilidade para a comunidade, proporcionando um ambiente inspirador para que novos artistas e profissionais criativos desenvolvam seu trabalho.


E se você, da comunidade Vila Nova Cachoeirinha, quiser participar do projeto, fique atento: há vagas para assistente de pintura. É necessário ter experiência em pintura de parede, idade entre 18 e 35 anos e disponibilidade para trabalhar entre os dias 01 e 31 de julho. Os interessados podem enviar mensagem para o Márcio, por whatsapp (97192 9028).



Assista o vídeo



Tags: #arte
compartilhar:
Veja também

A energia contagiante da Uaisoul

quarta-feira, 10 abril 2024, às 06:00

Raquel Moreira, uma cantora revelação

sexta-feira, 5 abril 2024, às 06:00

A discreta intensidade mineira de Izi Lima

sexta-feira, 22 março 2024, às 08:05
Pular para o conteúdo