Manifestando-se através da arte, essa fusão de gestos, letras, vozes e cores se traduz em poesia, dança, música e pintura, refletindo a essência de uma comunidade. Em Minas Gerais, essa manifestação cultural se destaca, com uma extensa lista de artistas que brilham intensamente em suas performances.
Para reunir e celebrar esse expressivo acervo da produção cultural mineira, nasce o “Energia da Cultura – Festival Audiovisual de Cultura de Minas Gerais”.
No coração desta plataforma, encontra-se um vasto acervo de obras artísticas, autorais e originais, abrangendo diversas áreas como audiovisual, música, teatro, dança, artes cênicas, literatura, memória e patrimônio, inovação para cultura e ações sociais culturais.
Além de ser um repositório para essas obras, o projeto, aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, vai além, oferecendo experiências ao vivo por meio de lives e shows, todos disponíveis gratuitamente. Assim, além de contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura mineira, o Energia da Cultura desempenha um importante papel na democratização do acesso à arte.
Acreditamos que a arte deve ser acessível a todos. Por isso, além de abrigar as obras de talentosos artistas, o projeto, respaldado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, proporciona lives e shows gratuitos, disponibilizados aqui.
Buscamos oferecer uma experiência acessível com a instalação de plugins de acessibilidade como o Vlibras, leitor de contraste, aumento de texto, entre outros. Acreditamos que investir em ferramentas como essas é mais um passo para democratizar o acesso à cultura. Nos esforçamos para que nossa plataforma seja um local onde cada pessoa, com suas particularidades, possa se aproximar da arte sem barreiras. (Mais exemplos de acessibilidade do site estão no topo da página no link ACESSIBILIDADE).
Ao fazer isso, não apenas fomentamos a rica cultura mineira, mas também democratizamos o acesso à arte, garantindo que ela seja apreciada por todos. O Energia da Cultura é mais do que uma plataforma; é uma celebração da diversidade cultural de Minas Gerais, um convite para todos se envolverem e explorarem a beleza da expressão artística.
Realização: Casa na Árvore Produções
Direção e Produção Executiva: André Hallak
Direção e Coordenação de Produção: Carina Bismarck
Coordenação Executiva: Paloma Albuquerque
Assistente de Produção Executiva: Rannyer Barboni
Comunicação e Marketing: IBEX
Gestão de Comunicação e Conteúdo: Mariana Martins
Assistente de Comunicação: Ana Clara Souza
Design e Redes Sociais: Lucas Alameda
Edição de vídeos: Daniel Veloso
Consultoria em Tráfego e Social Media: Violeta Digital
Identidade Visual e webdesign: Estúdio 8P | Rafael Nascimento
Coordenação Técnica: Cristiano Simões
Coordenação de Crítica e Curadoria: Daniel Toledo
Curadoria Mostra: Daniel Toledo, Lorena Anastácio, Matéria Prima
Curadoria 1⁰ Prêmio da Música: Henrique Fares, Matéria Prima e André Hallak
Gestão de projeto: Lailah Gouvêa
Apoio Jurídico: Dolabella Advocacia e Consultoria