fbpx
acessibilidade

Abre-te Sésamo (ou Curva)

Abre-te Sésamo" é uma canção composta por Pedro Surubim, vocalista da banda Surubim e os Pocomã, que narra a travessia dos encantados do rio São Francisco. O grupo apresenta um som ousado, inovador e irreverente sem perder o apego à tradicionalidade e à identidade cultural do Norte de Minas Gerais, território original de todos os integrantes. O vídeo é uma performance ao vivo do bando, gravada no CCBB BH durante o Festival Ridimunho: Sertão dend'a capitá, que contou com a participação de diversos outros artistas norte-mineiros.


Minibio


Surubim e os Pocomã apresentam a sonoridade da região norte de Minas Gerais, que se estende desde a beirada do São Francisco até a costa da África. Mesclando elementos tradicionais com a música universal, convidam o público para uma viagem ao território e à identidade norte-mineiros.


Pedro Surubim é carranca de boca aberta, sorte de embarcação. Barranqueiro nascido em Buritizeiro e crescido em Pirapora, faz do som o eco de sua identidade e de sua travessia, seu grande-sertão: quilombo. Músico, compositor e produtor barranqueiro, representa a vivacidade, inventividade e ousadia da música da região norte de Minas Gerais e da MPB - Música Popular Barranqueira. Suas composições evocam as energias que habitam a beirada do Velho Chico. Iniciou sua trajetória na música aos 12 anos, como violonista da cena local. Do popular ao jazz, divide sua trajetória musical entre composições individuais e o trabalho com outr_s artistas de renome, como a cantora Júlia Ribas – filha do grande artista Marku Ribas.


Pedro Neves é cria do cerrado. Nascido em Brasília, cresceu por entre as veredas do Norte de Minas, fazendo morada em Montes Claros. Contrabaixista, violonista, compositor e arranjador, tem forte influência dos ritmos populares brasileiros, do jazz e da música mineira. Cultiva parcerias de longa data nos palcos e estúdios com a compositora Gabriela Viegas e também com o compositor Lucas Tirí. Também atua como arranjador no Grupo Aroeira e os acompanha nas apresentações. Iniciou sua jornada na composição de trilhas sonoras a partir da animação "Agosto dos Ventos", e desde então vem participando da sonoplastia de outras obras. Em 2023 inicia a gravação do seu primeiro álbum autoral, com canções e composições instrumentais.


Davi Ramos (Dau), nasceu em Montes Claros, onde descobriu seu amor pela música a partir da convivência calorosa com seus amigos artistas conterrâneos. Baterista de influências que vão desde a música brasileira ao rock psicodélico e ao jazz, atua na cena autoral de Montes Claros desde 2016. Trabalhou com artistas como Naluz e Gabriela Viegas, além de ser o mais novo integrante da A Outra Banda da Lua, estreando em seu disco mais recente, com previsão de lançamento para 2023.


Bicho Carranca é artista norte-mineiro, barranqueiro, nascido e criado em Pirapora, às margens do rio São Francisco. Seu pai, pescador e marceneiro, é um mestre popular da lida com a madeira – são dele as mãos que produzem os instrumentos de Bicho. Sua mãe, bibliotecária e artesã, foi responsável por incutir na família o gosto pela arte. Deste somatório de energias, veio um talento que desemboca em dois ofícios: a percussão e a fotografia. Percussionista autodidata, pesquisa ritmos afro brasileiros e da cultura popular, a partir da sua vivência desde a infância com a rítmica do barranco. Na fotografia, registra o cotidiano das comunidades situadas na beira do rio São Francisco, possuindo trabalhos expostos em galerias e museus.


Conheça mais: @surubimeospocoma

Localidade
Montes Claros
Ficha Técnica
Letra e Música: Pedro Surubim
Arranjos: Surubim e os Pocomã
Bando Surubim e os Pocomã
Pedro Surubim - Voz e Violão (@osurubim)
Pedroca Neves - Contrabaixo (@pedrocaneves)
Bicho Carranca - Percussão (@bichocarranca)
Dau - Bateria (@ddau.to)
Iluminação: Taina Rosa e Samir Soares @tai.negrassim @samir.soares.56
Cenografia: Lúcio Honorato e Oleiras do Candeal (@honoratolucio)
Registro de som: Elias (@ccbb.bh)
Registro e edição de vídeo: Caril @carilcaril
Mixagem de audio: Rafael Carneiro (@guellamusicbrasil)
Produção: Gley (@gley____), Karla Vaniely (@karlavaniely), Nan Ferresi (@nanferresi) e Clara Maragna (@clara_claridade_)
Figurino: Matheus Antunes (@math.antuness / @antunes )

compartilhar:
Veja também

Domingos

quarta-feira, 25 outubro 2023, às 00:52

O Mistério do Caboclo

quarta-feira, 25 outubro 2023, às 00:52

Os senhores me dão licença

quarta-feira, 25 outubro 2023, às 00:52

Páginas de um livro

quarta-feira, 25 outubro 2023, às 00:52

Utopia

quarta-feira, 25 outubro 2023, às 00:52

O Dono do Cinema

quarta-feira, 25 outubro 2023, às 00:52
Pular para o conteúdo