Em novembro, o Inhotim traz várias novidades. A exposição “Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista”, em parceria com o Ipeafro, apresenta a vida de Abdias Nascimento com foco em Xangô e sua multiplicidade como artista. A peça “Sortilégio – Mistério Negro,” adaptada da obra de Abdias Nascimento, será encenada nos dias 11 e 12 de novembro. A Galeria Marcenaria exibe “Giro” (2023) de Luana Vitra a partir de 11 de novembro.
O primeiro Encontro Brasileiro de Palmeiras acontece de 15 a 17 de novembro, explorando a diversidade, conservação e paisagismo dessa família botânica no Inhotim.
A programação educativa inclui visitas temáticas, como “Alquimia dos Sentidos e os Mistérios da Transformação” e “Inaugurações” em novembro. A Visita temática “Iorubá tal qual se fala” destaca o Iorubá e a obra de Mestre Didi nos dias 18, 19, 25 e 26 de novembro.
O Ateliê Rubem Valentim oferece oficinas, laboratórios de mediação, rodas de conversa e atividades relacionadas à memória afroconsciente durante o mês de novembro.